25.09.2011 - A tradição alemã na ponto dos pés...
 

Grupo Folclórico ALPINO GERMÂNICO – A tradição alemã na ponto dos pés...


 


O Grupo Folclórico Alpino Germânico, o primeiro e mais antigo grupo de danças típicas alemãs do estado de Santa Catarina, festeja seus 43 anos de estrada se apresentando na Oktoberfest de Munique na Alemanhã. Foi fundado no dia 29 de setembro de 1968 pelo austríaco Sr. Franscisco Zmazek onde um grupo de pessoas jovens se reuniu e discutiu os seguintes pontos de pauta: fundação do grupo folclórico, denominação do grupo e assuntos gerais. Após a explanação de Zmazek sobre a fundação do grupo folclórico, considerou-se fundada a entidade cultural com interesses voltados para a prática de danças folclóricas de caráter amador. Na ocasião ainda se definiu que Zmazek presidiria o grupo folclórico e tomaria as providências necessárias para elaborar o estatuto e regime do grupo. A reunião foi registrada em ata e os fundadores do Grupo Folclórico Alpino Germânico são os seguintes: Francisco Zmazek, Ari Egger, Roland Findeiss, Ruth Dehner, Reiwald Findeiss, Wilson Bruch, Isadora Wagner, Osni Hermann, Rosita Burkhart e Renata dos Reis. A estréia do Grupo Folclórico Alpino Germânico aconteceu no dia 5 de maio de 1969 durante a festa dos cantores realizada no centro Cultural 25 de Julho de Blumenau.


Na sua atual composição, o grupo vem se apresentado em diversas cidades de Santa Catarina e também em outros estados, como Festa do Chopp em Feliz no Rio Grande do Sul, Festa Alemã de Pinheiros em São Paulo entre outras.


O grupo embarcou no dia 26 de Setembro no aeroporto de Curitiba com destino à Munique, também conhecida com München para se apresentar no dia 29 de Setembro o dia de fundação do grupo na maior festa de cerveja do mundo, assim conhecido hoje a oktoberfest de Munique.


Será a realização de um sonho foi conquistado com muita determinação e perseverança. Este sonho teve início quando nós dançarinos trocávamos experiências com aqueles que tiveram a oportunidade de participar do desfile da Oktoberfest em 1998.


Foram fotos, relatos, momentos que despertaram ainda mais o interesse de se apresentar e representar o município de Pomerode, o estado de Santa Catarina e o país Brasil nesta grande comemoração.


E foi com a ajuda de várias pessoas, familiares, amigos e parceiros que realizamos este sonho. Parceiros estes: Zoo Pomerode, Special Presentes, D.M. System/Design, Volkmann, Goede Materiais de Construção, Agropecuária Link, Bebidas Galego, Auto Peças Celmak, Eletrônica Brand, Guia Pomerode, Auto Elétrica Kuri, Marco Polo, Naturhaus, Metalurgica Maske Ltda, Incríveis Games, Servicon Contabilidade, Collor Haus, Rádio pomerode, Ruth Seguras, Hotel Schroeder, Pomerode Auto Center Pneus Ltda, Vidacar Seguros, Objeto Brasil, LMK Transportes, Sicoob, Kellen, Nestch do Brsil, Fundação Cultural de Pomerode, Prefeitura Municipal de Pomerode e pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina, Funcultural PTEC 03621/111 “Participação na Oktoberfest de Munique.


Queremos agradecer a todos aqueles que ajudaram o grupo, diretamente ou indiretamente. Muito Obrigado!


Hoje estão na cidade de Munique os dançarinos: André C. Siewert, Carla A. Maske, Deyse D. Bahr, Jorge Jung, Denise Just, Richardt A. Woide, Wolfgang F. Woide, Sheila Jandre, Rogério Jandre, Cristian Jaepel, Anna C. Perini, Sheila Largura, Moacir Glatz, Cilmara Pamplona, Edson Baumann, Carina Prezzi, Cleiton D. Koning., Márcia Koning e Vanderlei Metzner.


Até a distribuição desta edição do jornal o grupo já se apresentou na Oktobesfest. Acompanhe a viagem através do site: www.alpinogermanico.com.br


O grupo também irá fazer um intercâmbio cultural, trazendo consigo muitas experiências e novidades.


O grupo estará embarcado em Munique no dia 06 de outubro e chegando a Curitiba no dia 06 de outubro.


Sendo que as apresentação não param...dia 09 de outubro estaremos participando do Desfile da Schützenfest na cidade Jaraguá do Sul e na parte da tarde estaremos na cidade de Timbó na Tarde Folclórica da Festa do Imigrante . Ainda no Mês de outubro dia 30, estaremos participando na cidade de Piedade em São Paulo numa apresentação a convite da dupla Sandro e Wilson, no mesmo final de semana também estaremos na cidade de Anitápolis na Festa do Colono.


Queremos parabenizar a todos aqueles que já participaram do grupo folclórico Alpino Germânico, pois cada um de vocês é lembrado em algum momento das nossas conversas, apresentações... PARABÉNS!

 
Fonte: Alpino Germânico
 
 
 
 
  Informativo Online  
  Receba noticias, comunicados e informações
em sua caixa postal.
 
   
   
 
          
 
Agenda 2018
Setembro 
 
D S T Q Q S S
           
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
           
  Clique aqui e confira o calendário
completo de eventos.
 
 
     
  Todos os direitos reservados a Alpino Germânico Rua dos Atiradores, Nr 5665 - Testo Central Alto - 89107000 - Santa Catarina  
      Tel: 47 - 96121432