03.01.2012 - Mensagem da oficina do grupo
 

Cerimonial da oficina do grupo Folclórico Alpino Germânico         .


 


Boa Noite a todos os presentes!


 


Sejam todos bem-vindos


 


Com o intuito de reconhecer e valorizar a contribuição das diversas etnias que compõem o painel cultural brasileiro, o Grupo Folclórico Alpino Germânico vem divulgando há mais de quarenta e três anos no folclore alemão, preservando espaços e tradições remanescentes da peregrinação alemã.


 


São objetivos do projeto tornar conhecido, reconhecido e valorizado o patrimônio dos milhares de imigrantes que vieram para o Brasil a partir do Século 19. Além disso, transformar definitivamente o arranjo social do país; viabilizar a sobrevivência para que as gerações futuras possam identificar-se através do curso da história; e abrir um canal para a reflexão sobre a composição da nação brasileira, suas peculiaridades, especificidades, misturas e diferenças, e, de alguma forma, participar do avanço da sociedade em busca de um mundo melhor e mais justo.


 


Há mais de um século, Pomerode preserva os traços culturais herdados dos colonizadores, vindos na maioria da Pomerânia, região situada ao norte da Alemanha. Conhecida por suas tradições e belezas naturais, é intitulada ‘a cidade mais alemã do Brasil’. E com grande prazer que o grupo se sente honrado em ter levado a bandeira e o nome da cidade de Pomerode a Munique na Alemanha.


 


O idioma alemão e o dialeto ‘plattdeutsch’ são, ainda hoje, falados pela maioria dos moradores. Os clubes de caça e tiro, os grupos folclóricos, as bandinhas típicas, a gastronomia, a dedicação ao trabalho e a fé religiosa fazem parte do cotidiano da população de aproximadamente 25 mil habitantes.


 


Grupo Folclórico Alpino Germânico, o primeiro e mais antigo grupo de danças típicas alemãs do estado de Santa Catarina. Foi fundado no dia 29 de setembro de 1968 pelo austríaco Sr. Franscisco Zmazek onde um grupo de pessoas jovens se reuniu e discutiu os seguintes pontos de pauta: fundação do grupo folclórico, denominação do grupo e assuntos gerais. Após a explanação de Zmazek sobre a fundação do grupo folclórico, considerou-se fundada a entidade cultural com interesses voltados para a prática de danças folclóricas de caráter amador. Na ocasião ainda se definiu que Zmazek presidiria o grupo folclórico e tomaria as providências necessárias para elaborar o estatuto e regime do grupo. A reunião foi registrada em ata e os fundadores do Grupo Folclórico Alpino Germânico são os seguintes: Francisco Zmazek, Ari Egger, Roland Findeiss, Ruth Dehner, Reiwald Findeiss, Wilson Bruch, Isadora Wagner, Osni Hermann, Rosita Burkhart e Renata dos Reis. A estréia do Grupo Folclórico Alpino Germânico aconteceu no dia 5 de maio de 1969 durante a festa dos cantores realizada no centro Cultural 25 de Julho de Blumenau.


Na sua atual composição, o grupo vem se apresentando em diversas cidades de Santa Catarina e também em outros estados, como Festa do Chopp em Feliz no Rio Grande do Sul, Festa Alemã de Pinheiros em São Paulo entre outras. Foi a realização de um sonho que foi conquistado com muita determinação e perseverança. Este sonho teve início quando nós dançarinos trocávamos experiências com aqueles que tiveram a oportunidade de participar do desfile da Oktoberfest em 1998.


Foram fotos, relatos, momentos que despertaram ainda mais o interesse de se apresentar e representar o município de Pomerode, o estado de Santa Catarina e o país Brasil nesta grande comemoração.


O grupo até o mês de outubro de 2011 realizou 52 apresentações, fez mais de 30 ensaios, e no momento que o grupo recebeu o convite do secretario de turismo de Munique no mês de maio do mesmo ano realizou vários eventos para arrecadar valores para a concretização da viagem o grupo por intermédio da Ivone Lemke teve um espaço no encontro de motos de Pomerode realizado pelos dragões do vale no mesmo intuito de ajudar o grupo deu a idéia de realizar a festa junina aberta ao publico.


O grupo realizou rifas e pastelada contando com o apoio da comunidade pomerodense, ainda por intermédio da secretaria de turismo de Pomerode a convite do Sr. Cláudio Krueger foi cedido o espaço durante a winterfest para o grupo comercializar o café colonial, também na kinderfest e na feira de natal.


O grupo quer agradecer o prefeito municipal de Pomerode Paulo Mauricio Pizzolatti e Fundação Cultural de Pomerode pelo apoio recebido para a viagem e ao Deputado Estadual Sr. Gilmar Knaesel, por ser intermediário a aprovação do projteo estadual


Além da ajuda de várias pessoas, familiares, amigos e parceiros que realizamos este sonho. Parceiros estes: Zoo Pomerode, Special Presentes, D.M. System/Design, Volkmann, Goede Materiais de Construção, Agropecuária Link, Bebidas Galego, Auto Peças Celmak, Eletrônica Brand, Guia Pomerode, Auto Elétrica Kuri, Marco Polo, Naturhaus, Metalurgica Maske Ltda, Incríveis Games, Servicon Contabilidade, Collor Haus, Rádio pomerode, Ruth Seguros, Hotel Schroeder, Pomerode Auto Center Pneus Ltda, Vidacar Seguros, Objeto Brasil, LMK Transportes, Blucredi, Kellen Confecções, Nestch do Brasil, e pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina,


Queremos agradecer a todos aqueles que ajudaram o grupo, diretamente ou indiretamente. Muito Obrigado!


Hoje os dançarinos são: André C. Siewert, Carla A. Maske, Deyse D. Bahr, Jorge Jung, Denise Just, Richardt A. Woide, Wolfgang F. Woide, Sheila Jandre, Rogério Jandre, Cristian Jaepel, Anna C. Perini, Sheila Largura, Moacir Glatz, Cilmara Pamplona, Edson Baumann, Carina Prezzi, Cleiton D. Koning., Márcia Koning e Vanderlei Metzner, bruno Alfredo Franz, Willian Woide, Michele Viebrantz Moura, Jackson Moura, Roberto Maske, Lucilene Hille Japelt.


O grupo agradece a todos os admiradores

 
Fonte: Alpino Germânico
 
 
 
 
  Informativo Online  
  Receba noticias, comunicados e informações
em sua caixa postal.
 
   
   
 
          
 
Agenda 2018
Julho 
 
D S T Q Q S S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
       
  Clique aqui e confira o calendário
completo de eventos.
 
 
     
  Todos os direitos reservados a Alpino Germânico Rua dos Atiradores, Nr 5665 - Testo Central Alto - 89107000 - Santa Catarina  
      Tel: 47 - 96121432