26.02.2013 - Culturas alemã e italiana moldam turismo e costumes no Vale do Itajaí
 

Não é à toa que a região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é conhecida como Vale Europeu. A região, composta por 49 cidades, foi colonizada por imigrantes europeus, principalmente alemães e italianos, e a tradição se reflete na arquitetura, nas festas, na música, dança e costumes. A natureza da região também traz outras opções para amantes do ecoturismo e do turismo de aventura.


A região é composta por 49 cidades, entre as principais estão Blumenau, Botuverá, Pomerode, Brusque, Rio do Sul, Ibirama e Gaspar, embora todas são reflexo dessa colonização e características.


A principal cidade do Vale é Blumenau, fundada em 1850. Casas em estilo alpino e enxaimel, típicas da arquitetura alemã, exibem jardins floridos, sobretudo em bairros como a Vila Itoupava, a 25 km do Centro. As festas são outra tradição na cidade. Desde 1984, ocorre a Oktoberfest, uma das mais tradicionais festas da cultura alemã do país.


Outra cidade que se assemelha a Blumenau é Pomerode. Além do sotaque e hábitos gerânicos da população, a cidade possui mais de 300 casas de enxaimel, segundo a Santur. Entre os 15 municípios que integram o Roteiro Nacional de Imigração, Pomerode é a que mais possui bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  Para quem quer visitar a cidade, há opções de passeios de charrete ou em bicicletas alugadas no portal turístico. A festa tradicional é a Pomerana, que celebra a vinda dos imigrantes da Pomerânia, uma região que ocupava o Norte da Alemanha e a Polônia.


A cidade de Botuverá possui uma atração à parte. A colonização é de origem italiana, mas são as belezas naturais que impressionam. Grutas abrigam esculturas naturais, formadas ao longo de milênios e visitadas por turistas do mundo inteiro. A Caverna de Botuverá é a maior do Sul do país e possui mais de mil metros de salões cobertos por estalactites, estalagmites e flores de aragonita. O Parque Municipal das Grutas de Botuverá fica a 15 km do centro da cidade.


Outra opção de turismo é a cidade de Ibirama, conhecida pela prática de esportes radicais. Além de abrigar a maior tirolesa urbana do Brasil, que percorre mil metros sobre a cidade, o local possui corredeiras, cachoeiras e montanhas que são propícias para a prática de esportes como rafting, rappel, trekking e canyoning. Locais para vôos de asadelta, parapente, entre outros, também são estão entre as opções dos visitantes.


Já Brusque e Rio do Sul são paradas frequentes para o turismo de compras, já que abrigam diversas indústrias têxteis e shoppings estruturados para receber visitantes.


 

 
Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/verao/2013/noticia/2013/02/culturas-alema-e-italiana-moldam-turismo-e-costumes-no-vale-do-itajai.html
 
 
 
 
  Informativo Online  
  Receba noticias, comunicados e informações
em sua caixa postal.
 
   
   
 
          
 
Agenda 2019
Novembro 
 
D S T Q Q S S
         
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
  Clique aqui e confira o calendário
completo de eventos.
 
 
     
  Todos os direitos reservados a Alpino Germânico Rua dos Atiradores, Nr 5665 - Testo Central Alto - 89107000 - Santa Catarina  
      Tel: (47) 99612-1432