O Teatro Municipal de Pomerode comemora na próxima quarta-feira (13 de agosto) o 5º aniversário e, para festejar, a data a comunidade será beneficiada com uma semana repleta de apresentações para todos os gostos e idades.
Banda Municipal de Blumenau, Banda Municipal de Pomerode, Coral EdelWeiss, de São Bento do Sul; Grupo de Teatro Red, de Joinville; estão entre os espetáculos que serão apresentados a partir de terça-feira (12/08) e seguem até domingo (17/08). As atividades, na maioria gratuita, iniciam sempre às 20h. A organização da comemoração é da Fundação Cultural de Pomerode e Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Pomerode. Programação: Quarta-feira (13/08) - Banda Municipal de Blumenau, às 20h, gratuito A Banda Municipal de Blumenau, coordenada pela Fundação Cultural e sob a regência do maestro João Carlos Cunico, foi criada pelo decreto nº 412, de 21 de março de 1962, com a finalidade de difundir a música clássica e popular através de apresentações de concertos em auditórios e locais públicos da cidade. Para estimular o interesse pela música e investir na formação artística e cultural dos seus integrantes, foi criada a Sociedade de Amigos da Banda em 2002.
Hoje são 24 músicos que desenvolvem um repertório formado por música popular brasileira, mambo, jazz e coreografias que dão um show à parte. A Banda, que apresenta traje novo, está disponível para se apresentar em solenidades, formaturas, inaugurações, desfiles e outros eventos promovidos pelo poder público.
Empresas ou entidades interessadas podem entrar em contato com a Sociedade de Amigos da Banda, pelos telefones (47) 3381.6175 ou 9159.4550. Além de concerto-show, a Banda também realiza concerto-didático, oportunidade em que os ouvintes aprendem um pouco sobre cada instrumento.
A Banda Municipal, denominada de Stadtkapelle durante a Oktoberfest, se apresenta diariamente nos pavilhões da Vila Germânica, durante a festa, com formação de big band, incluindo vocais masculino e feminino. São treinamentos diários para a elaboração de arranjos que visam atender a todos os gostos - especialmente o repertório alemão. E na época de Natal a Banda se transforma em Banda Noel, mudando de traje, desfilando diariamente pelas principais ruas da cidade, apresentando repertório de músicas natalinas.
Maestro João Carlos Cunico
Composição A Banda é composta por 1 maestro e 24 componentes, com os seguintes instrumentos: bateria, percussão, clarinete, saxofone, bombardino, trompete, trombone e baixo.
Quinta-feira (14/08) - Coral Edelweiss, às 20h, gratuito Sexta-feira (15/08) - Banda Municipal de Pomerode, às 20h, gratuito Sábado (16/08) - Grupo RED, às 20h, gratuito Domingo (17/08) - apresentação do 23° BI de Blumenau, às 20h, gratuito O Teatro O Teatro Municipal foi inaugurado em 13 de agosto de 2009 e foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões em todo o Centro Cultural onde o mesmo está inserido, esta obra foi realizada em parceria com o Governo do Estado, que destinou R$ 2,4 milhões com recurso do Funcultural. Com cerca de 500 lugares, o Teatro representa um espaço cultural qualificado e uma conquista para Pomerode e região. Em 2013, a estrutura ofereceu 41 eventos culturais, uma média de três por mês. E em 2014, foram 28 até o fim de julho. O projeto arquitetônico valoriza instalações comerciais e industriais, e busca elementos característicos, como telhados cerâmicos, alvenaria de tijolos aparentes e com reboco, estruturas de madeira e volumetria. Desta forma, o Teatro se harmoniza com a arquitetura do conjunto onde está localizado o "Complexo Weege", um dos mais importantes conjuntos industriais do Vale do Itajaí. O auditório traz o nome de Rodolfo Siewert - cidadão pomerodense com forte influência cultural em sua época. O Espaço Cultural homenageia Hermann Gehrmann - alemão empreendedor, proprietário do Hotel Oasis, sinônimo de requinte na Pomerode dos anos de 1950. A Praça Cultural foi denominada Marlene Dietrich, em referência a uma das maiores artistas alemãs. Local: Teatro Municipal de Pomerode, Rua Hermann Weege, 111
Saudações André Cristiano Siewert Presidente da Fundação Cultural de Pomerode
|