05.01.2011 - Faltam 9 dias para o início da festa mais alemã do Brasil
 

Passado o agito do Réveillon, Santa Catarina volta seus olhos nesse momento para mais uma grande festa que reflete sua colonização germânica. Agora, quando o calendário marca 4 de janeiro, Pomerode inicia a contagem regressiva para as comemorações de suas origens. A Festa Pomerana resgata a cultura do povo e apresenta a turistas e moradores o modo de ser e viver desse trecho tão típico do território catarinense. A intensa programação ocorre entre os dias 14 e 23 de janeiro, no Parque Municipal de Eventos da cidade mais alemã do Brasil. Entre as novidades, a banda alemã Oktoberfestband Kirchdorfer – destaque da Oktoberfest de Munique – vai se apresentar em nove dos 10 dias de festa.


No palco principal, muita música e danças típicas. O chope é outro item indispensável da programação da festa. Conhecido como excelentes anfitriões, os pomerodenses também se preparam para 10 dias de gastronomia especial, com concursos culinários, restaurantes especializados na comida germânica, e cardápios exclusivos, com saborosas receitas.


Se no dia a dia de Pomerode já é comum ver de perto pessoas falando o alemão, preparando comidas típicas e ainda curtir a rotina hospitaleira e simples dos moradores, em tempos de Festa Pomerana todas estas atrações ganham ainda mais charme. Ao chegar à 28ª edição, o evento é uma forma de comemorar os anos de emancipação político-administrativa da cidade. De acordo com o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Cláudio Krueger, o Estado recebe milhares de turistas em janeiro, e boa parte acaba cedendo aos encantos de Pomerode justamente pelo diferencial. “Conseguimos mostrar através da Festa Pomerana que Santa Catarina não é somente praia. Há muito o que ser visto e apreciado. E a programação que organizamos tem essa intenção, a de mostrar algo diferente aos turistas”, revela.


A abertura da 28ª Festa Pomerana está marcada para o dia 14 de janeiro, às 19h, com um desfile pelas ruas centrais da cidade. Em seguida, às 20h, é realizada a sangria do barril de chope já no Parque Municipal de Eventos. Os desfiles serão atração diária. Uma verdadeira parada germânica pelas ruas da cidade mais alemã do Brasil. Nela, Clubes de Caça e Tiro, bandas de música, grupos de danças folclóricas, grupos de canto, de teatro, a melhor idade e tantas outras entidades culturais e agremiações apresentam aos moradores como chegaram as tradições e a manutenção delas até hoje. A presença das majestades da Festa e de carros decorados com flores e elementos típicos são sempre destaques que chamam a atenção do público.


Para deixar a cidade ainda mais bonita, já estão abertas as inscrições para o primeiro Concurso de Decoração da Festa Pomerana. Todos os estabelecimentos comerciais de Pomerode estão convidados a participar e deixar o município mais bonito para receber os visitantes.


 


Culinária e chope especiais
Conhecida pela boa gastronomia e pela produção de chope artesanal, bem no clima dos antepassados europeus, Pomerode reforça essa sua característica durante a Festa Pomerana. Além dos restaurantes típicos, dos quiosques gastronômicos e do Biergarten (o jardim da cerveja), a promoção este ano, mais uma vez, contará com a Casa da Gastronomia. Um espaço onde o visitante da Festa Pomerana poderá acompanhar de perto a produção e levar para casa artigos coloniais fresquinhos. Pães e cucas, por exemplo, serão amassados e assados ao olho do público.


E quem gosta da boa comida, deve ficar atento aos concursos culinários diários. A comunidade local participa, mas é o visitante quem julga, depois de provar as delicias preparadas. A disputa é acirrada e cheia de sabor. A cada dia, uma nova categoria é disputada, como a produção de Bolo, Cuca, Torta e Doce, Torta Salgada, Geléia, Pão, Licor, e Sobremesa.


Este ano, a comissão organizadora optou pelos chopes Antarctica, Brahma e a artesanal Schornstein. “A escolha se deu respeitando o gosto de quem visitou a edição passada da festa”, explica Claudio Krueger, responsável pela Comissão Central Organizadora da festa.


 


Culto em dialeto alemão
Pelas ruas de Pomerode, costumeiramente, vê-se a comunidade conversando em um linguajar bem típico, trazido pelos colonizadores alemães e mantido até a atualidade. O Plattdeutsch também será o idioma oficial do culto que será celebrado no dia 16 de janeiro, primeiro domingo da festa, das 10h30min às 12h, no Pavilhão Cultural do Parque Municipal de Eventos. O Coral Pomern Sänger participa da celebração, que é aberta ao público.


 


Mais sobre Pomerode
Existente há 28 anos, a Festa Pomerana comemora a emancipação político-administrativa do município mais alemão do Brasil. Pomerode (lê-se Po-me-rô-de) é considerado um pedaço da Alemanha em território brasileiro e, desde a chegada dos colonizadores, mantém as tradições trazidas por eles. Pelas ruas, é comum perceber que os atuais moradores ainda falam entre si em dialetos próprios de origem germânica. Todos acolhem bem os visitantes e se sentem honrados em dizer que a cidade de 27 mil habitantes se destaca pela economia e pela educação eficaz que a faz ser livre do analfabetismo.


A cidade é também é conhecida como o maior polo gastronômico do Vale Europeu e oferece a seus visitantes um roteiro recheado de delícias. Pomerode ainda possui o primeiro zoológico de Santa Catarina, o terceiro mais antigo do Brasil. São 1,3 mil animais no local e a garantia de ser uma atração o ano inteiro, junto com as belezas naturais e centros de tradição como os clubes de caça e tiro e grupos de dança.


A arquitetura enxaimel, os traços culturais, os grupos folclóricos, a gastronomia e a língua alemã fazem com que este pedaço do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, mantenha vivas suas características históricas. Pomerode é, com certeza, o roteiro certo para quem busca respirar história e conhecer os costumes vindos da Europa.


 



Festa Pomerana


www.festapomerana.com.br


www.twitter.com/turismopomerode


De 14 a 23 de janeiro de 2010


Parque Municipal de Eventos


Avenida 21 de janeiro, 2150 - Centro


Pomerode (SC)


 


Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa


www.oficinadaspalavras.com


(47) 3322 0545


 

 
Fonte:
 
 
 
 
  Informativo Online  
  Receba noticias, comunicados e informações
em sua caixa postal.
 
   
   
 
          
 
Agenda 2018
Maio 
 
D S T Q Q S S
   
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
   
  Clique aqui e confira o calendário
completo de eventos.
 
 
     
  Todos os direitos reservados a Alpino Germânico Rua dos Atiradores, Nr 5665 - Testo Central Alto - 89107000 - Santa Catarina  
      Tel: 47 - 96121432